Por Que ouvir Metallica

James Hetfield prega um Jesus ressurreto…será?!

Bem, o que dizer da banda de metal pesado mais famosa do mundo?! Com a crescente onda de “mundalização” dentro das nossas igrejas – todo mundo quer transformar a sua parte em um grande show, desde a parte musical à palavra pregada, gostaria de trocar uma palavras a você  sobre esta banda de som maravilhoso, e mensagens, em sua maior parte positivas…calma, você vai gostar!

Uma rápida retrospectiva, a banda nasceu em meados dos anos 80. Quebrou protocolos e redefiniu o rock, que passava por uma época ruim com o glam poser (via “Poison” ou “Jon Bon Jovi”). James Hetfield, o vocalista e um dos formadores, certa vez declarou em entrevista que seus pais eram batistas muito firmados na fé, que ele cria em Jesus mas que queria viver ao seu modo. Na mesma entrevista, ele disse que os seus pais o tiveram para que ele pudesse ir ao inferno. A canção “Leper Messiah”  retrata um pouco isso. A banda passou por autos e baixos, mas o principal divisor de águas aconteceram, ao meu ver em três momentos: 1) a morte de Cliff Burton (primeiro baixista) amadureceu os caras, mas perderam algo do som. 2) O disco “Black”, que foi marcante na carreira da banda; 3)o lançamento de “some kind of monsters”, DVD e show de realidade da gravação do disco “St Anger”.

Ok, mas aonde esta as mensagens positivas?! E Jesus?! Vamos lá! Não vou ser detalhista, vou traçar linhas gerais, até para que você entenda o principio pro detrás de tudo…

A música “Master of Puppets – mestre dos bonecos” é o retrato do que Satanás faz com o mundo e com as pessoas. A música diz que somos manipulados por ele…interessante, não?! Todas aquelas pessoas em um concerto de rock ouvindo esta verdade…Outra letra (e agora adicionada a um vido clipe super evangelístico!) é “Frantic”, com uma das letras mais fantásticas da banda. O video me inspirou a ter mais propósito nas canções que ministro e coisas que faço. O clipe realmente traz uma reflexão do nosso estilo de vida “fanfarrão” e lança uma pergunta no ar: Vale a pena viver de qualquer jeito? “Seu estilo de vida determina seu estilo de morte”, canta o vocalista saindo de uma reabilitação do álcool de quase um ano. Todos estavam na reabilitação na época em que foi gravado o disco desta música. A banda quase esfarelou, e Jason Newsted saiu da banda. A música é quase um relato do que os fez sair dessa: “Continue procurando”, é os que motivava a prosseguir…

Na portaria do presídio, para a gravação do video da música “St Anger – Santo Ódio”. Uma mensagem para os presidiários e para o mundo…

A canção“St Anger”é interessante. Fala sobre estar  cheio de ódio até o pescoço, mas que de nada valhe viver desta forma. O video clipe eles tocam em um presídio, e mostra a forma com algumas pessoas foram presas. O detalhe legal é que cada uma delas, esta segurando uma cruz ou esta orando em uma igreja cristã. A mensagem que parece ser transmitida é : “este caminho não valhe a pena”. A canções antigas sobre guerra, abuso do poder, canções políticas ou anti-machistas…um grupo que não diz com frequencia “Ave Diabo!”…

Agora, quero chamar a atenção para algo: não precisamos os encher destas coisas. Quando me converti, todos me falavam que isso era lixo espiritual, que eu deveria ter cuidado com as coisas que ouço e principalmente, que falo, pois tudo eu deveria prestar contas a Deus. O Metallica não tem canções satanistas (não em sua maioria), então, que mau há em ouvi-los?! Eu não tenho todas as respostas. Mas vou te contar uma história…

Quando me converti, eu tinha grande dificuldades em deixar de ouvir esse rock’s. Era como um grande obstáculo na minha vida. Eu não conseguia gostar e muito menos ouvir em casa as músicas da igreja (e olha que a Batista do Angelim sempre foi bem animada!). Eu chegava na igreja, sentava durante todo o louvor, e nada na minha vida era transformado. Acho que dois anos já haviam se passado, e a minha dificuldade permanecia, afinal, como musico, você sabe, comparamos em técnica, som e criatividade, e a igreja perdia feio…então, viajei para o interior do estado do Maranhão, para ministrar com o louvor da igreja…

Algo rodeava toda a atmosfera daquele ambiente, e Deus estava presente, como uma nuvem densa…não conseguimos tocar muitas músicas, logo fomos tomados, e estávamos rendidos aos pés de Jesus…me lembro de ter pedido perdão para os meus lideres pela minha “dura cervis” e a forma dura que muita vezes eu os tratava. Ministramos e oramos com e sobre as pessoas, foi poderoso! Estávamos com tanto temor, que zelava-mos por nossa unidade e nossa comunhão com Deus. Nós abdicamos de muitas coisas, que não era necessariamente pecado, mas sentíamos o poder de Deus em nós.

Salmos 22:3 – “Porém tu és santo, tu que habitas entre os louvores de Israel”

A banda e convidados…

Foi isso que aconteceu naqueles dias maravilhosos. Deus estava presente! Por que o Metallica, com todas estas letras cabeça, não mudaram a vida dos seus ouvintes (pelo menos, não para liberdade, vida e verdade)? Falta o Espírito Santo, que, por uma simples decisão de seguir Jesus, confessá-lo diante dos homens como o seu Senhor e Salvador e vivê-lo, possibilitaria a você, que ainda não tomou esta decisão, ser presenteado. Eu vivia sem paz, em uma vida de aparências. Só eu sabia da minha vida, quando virava a cabeça no travesseiro, insônia e vontade de suicídio.

Minha vida foi mudada, não por que eu ouvia Metallica, mas por que fui tocado por Jesus…Ele me curou de mim mesmo, da doença que me consumia chamada ego. Espero que você encontre a resposta que eu encontrei!

Hoje, estou em um grupo maravilhoso, e zelamos uns pelos outros, em orações e cuidados…

Venha crer comigo!

4 pensamentos sobre “Por Que ouvir Metallica

  1. Pingback: Os números de 2010 « Seu Chamado Weblog

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

